The Sims 5

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Apesar do The Sims 5 não ter sido revelado até agora, algumas pequenas informações sobre o jogo vem surgindo há algum tempo.

Com o The Sims 4 cada vez mais próximo de completar 7 anos desde que fora lançado em setembro de 2014, as atenções estão começando a se voltar ainda mais para o seu sucessor, que sequer foi revelado. Todos querem saber sobre o The Sims 5. Como será o jogo? Quando vai ser lançado? O que terá de diferente? Como serão os gráficos? Como ficará a jogabilidade? Será que vai ser muito pesado?

Embora a maior parte dessas perguntas ainda não possam ser respondidas, desde 2018 pequenas informações relacionadas ao The Sims 5 vem surgindo na internet, sendo que mais recentemente tivemos a confirmação de que sim, o jogo está sendo de fato desenvolvido pela Maxis.

Hoje, iremos compartilhar com vocês um resumo de praticamente todas as informações relacionadas ao The Sims 5 que vem pipocando há algum tempo na internet. Confira!

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Setembro de 2018 – Maxis Disponibiliza Vagas de Emprego Que Sugerem Desenvolvimento de Jogo Completamente Novo e Realista

Em setembro de 2018, a Maxis disponibilizou vagas de emprego para: Produtor Executivo, Engenheiro de Jogabilidade, Engenheiro de Software e Modelador de Personagens.

O que realmente chamou a atenção da comunidade não foram as vagas de emprego em si, mas suas respectivas descrições, que falavam claramente sobre a produção de um Título Completo AAA. No universo dos games, “títulos AAA” significam jogos de alto orçamento, e levando em conta a utilização da palavra “completo” pela Maxis, tudo levou a crer que naquele momento, os planos para o desenvolvimento do The Sims 5 haviam acabado de começar, o que é reforçado pela vaga de Produtor Executivo disponibilizada. Um Produtor Executivo é responsável por todos os aspectos gerais de um jogo, trata-se basicamente do líder que vai coordenar o desenvolvimento do produto e que geralmente está presente praticamente desde o começo do projeto, gerenciando todas as equipes.

Um detalhe importante mencionado na vaga de Engenheiro de Software de Jogabilidade se refere ao tipo de linguagem de programação que deveria ser utilizada durante o desenvolvimento do jogo, sendo frisado que se tratava de um novo título The Sims, que obviamente se trata de um The Sims 5.

Já para a vaga de Modelador de Personagens, o profissional teria como responsabilidade criar texturas e componentes de moda com um estilo realista de alto nível de qualidade estética, o que sugere que o The Sims 5 poderia ter um estilo gráfico mais realista quando comparado aos seus antecessores.

Em um certo trecho da descrição dessas vagas de emprego, era dito que a equipe de desenvolvimento do novo jogo ainda era pequena, mas que iria crescer ao longo do tempo. Essa informação é bastante relevante e coerente, pois sempre quando se inicia o desenvolvimento de uma nova geração do The Sims, os trabalhos são iniciados com uma equipe composta por poucas pessoas, e conforme o desenvolvimento avança, novos desenvolvedores passam a integrá-la, aumentando gradativamente.

Para detalhes completos sobre as vagas de emprego, veja nossa publicação clicando aqui.



Final de Setembro de 2018 – Nova Vaga de Emprego Menciona “Experiência The Sims do Amanhã”

Poucos dias após a publicação das possíveis primeiras vagas de emprego para se trabalhar no The Sims 5, uma outra nova vaga havia sido divulgada no site de carreiras da EA.

Tratava-se de uma vaga para Gerente de Programa, e ele deveria ser talentoso, criativo e inovador. Essa pessoa se juntaria a uma pequena equipe que possui ligação direta com uma “Experiência The Sims do Amanhã”, fazendo alusão ao desenvolvimento de um novo jogo, que no caso é o The Sims 5.

Para detalhes completos sobre as vagas de emprego, veja nossa publicação clicando aqui.

Abril de 2019 – Grant Rodiek Muda de Função na Maxis

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Grant Rodiek, um dos principais e mais conhecidos produtores da franquia The Sims, finaliza seu último trabalho entregando a expansão “The Sims 4 Ilhas Tropicais” e deixa a equipe de desenvolvimento do The Sims 4. Para muitos, isso pode não parecer algo tão importante, pelo menos até levar em consideração 2 fatores:

1. Grant Rodiek saiu da equipe do The Sims 4, mas continua trabalhando na Maxis (estúdio que desenvolve o The Sims). Ele não pôde dizer no que estava trabalhando, mas garantiu que ainda estaria “por perto”.

2. Grant sempre esteve envolvido no desenvolvimento de novas gerações do The Sims desde o terceiro jogo da franquia. Ele começou a trabalhar na EA/Maxis em 2005, como um produtor líder associado do The Sims 3, e permaneceu trabalhando no jogo até o final de 2010, quando foi transferido para a equipe do The Sims 4, que havia acabado de iniciar os trabalhos com o jogo.

Não é uma mera coincidência Grant deixar a equipe do The Sims 4 de uma hora para a outra no início de 2019, principalmente quando lembramos que poucos meses antes, em setembro de 2018, as primeiras vagas de emprego para jogo completamente novo na Maxis haviam surgido.



Janeiro de 2020 – Andrew Wilson, Presidente da EA, Dá Dica Sobre um The Sims Multiplayer

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Durante uma reunião para falar sobre os resultados financeiros da EA, Andrew Wilson, presidente da empresa, foi questionado sobre uma possível versão online do The Sims. Foi então que Andrew respondeu que a Maxis (estúdio que desenvolve o The Sims) está pensando em um The Sims de nova geração que inclua recursos do The Sims Online (lançado originalmente em 2002), e que experiências online para o The Sims poderiam fazer parte da franquia “nos próximos anos”.

“Andrew Wilson: Enquanto a Maxis continua a pensar no The Sims para uma nova geração que envolva plataformas cruzadas e uma nuvem no formato de bairro, você deve imaginar isso enquanto permanecemos sempre fiéis à nossa inspiração, fuga, criação e motivações que se ligam a essas interações sociais e competitivas, algo que já estava presente no The Sims Online há muitos anos – e que começarão a se tornar parte da experiência The Sims nos próximos anos.

Nós estamos muito animados. Este é um jogo que realmente não tem nenhuma competição em sua categoria para entregar e cumprir essas motivações para os jogadores e pensamos nas tremendas oportunidades de crescimento para nós por muitos e muitos anos.”

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The Sims Online, lançado em 2002.

Para maiores detalhes sobre as informações fornecidas por Andrew Wilson, veja nossa publicação clicando aqui.



Janeiro de 2021 – Protótipo do The Sims 5 Estaria Sendo Desenvolvido na Unreal Engine

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Em janeiro de 2021, a EA/Maxis disponibilizou uma série de vagas de emprego diferentes para o The Sims 5, como: Engenheiro de Software, Engenheiro de Jogabilidade e Interface, Engenheiro de Núcleo de Animação, Engenheiro de Interface e UX, Engenheiro Sênior de Software e Engenheiro de Software de Cliente.

Algo que chamou muito a atenção, é que na descrição dessas novas vagas de emprego constava que os profissionais teriam que trabalhar em projetos do jogo que utilizassem a Unreal Engine, que é um poderoso motor gráfico bastante conhecido por ser utilizado principalmente no desenvolvimento de jogos com gráficos realistas, o que vai totalmente ao encontro das informações fornecidas pelas primeiras vagas de emprego do The Sims 5, do ano de 2018, as quais frisavam que os modeladores de personagens deveriam construir elementos visuais e de moda realistas.

Para maiores detalhes a respeito dessas vagas de emprego, veja em nossa publicação clicando aqui.

Fevereiro de 2021 – Novas Informações sobre o Desenvolvimento do The Sims 5 Sugere um Menu Pensado para o Futuro

Uma vaga de emprego para Design de Interface foi disponibilizada pela EA/Maxis em fevereiro de 2021. O profissional responsável por esta vaga teria que desenvolver a parte visual dos menus, que é um dos principais componentes de interação direta com os jogadores.

A descrição da vaga de emprego deixa claro que a interface do novo jogo (The Sims 5) deveria ser criada e pensada para o futuro, pois ela deveria ser suficientemente versátil para que pudesse se expandir ao longo do tempo e receber novas funcionalidades. Isso é bastante comum se tratando da franquia The Sims, pois conforme o jogo recebe novas atualizações e pacotes, novos recursos podem ser incrementados à interface, fazendo-se necessário a disponibilidade de espaço para que todos os novos elementos sejam incorporados a ela.

A interface, também conhecida como menu, é um aspecto do desenvolvimento de um jogo que passa por constantes modificações visuais. Um exemplo que podemos citar é a interface do The Sims 4, que enquanto na sua versão final possui a cor branca, em sua versão de desenvolvimento era azul.

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Para detalhes completos sobre as vagas de emprego, veja nossa publicação clicando aqui.



Março de 2021 – The Sims 5 Poderá Ter Modo Competitivo

No início de março de 2021, foi disponibilizado uma nova vaga de engenheiro de software para o The Sims 5. Para esta vaga, era dito que o profissional deveria criar uma espécie de sistema que proteja os dados dos jogadores (algo muito comum em jogos com funções online abrangentes) e também criar um sistema anti-cheats, de modo que impeça a utilização de trapaças dentro jogo.

Sistemas anti-trapaça costumam ser muito comuns em jogos online, principalmente nas versões para PC, que costumam ser mais vulneráveis a modificações criadas pelos jogadores. Tais sistemas desenvolvem um papel muito importante em modos competitivos, pois protege os jogadores de fraudes.

Essas informações vão totalmente ao encontro de uma declaração de Andrew Wilson, presidente da EA, que afirmou que competições é algo que já faz parte da franquia The Sims, mesmo que indiretamente, e que já haviam manifestos competitivos desde a época do The Sims Online. Confira:

“Andrew Wilson: Enquanto pensamos no The Sims – novamente, refiro-me às motivações do jogo – inspiração, fuga, interação social, criação, auto-aperfeiçoamento, competição. Normalmente, o que o The Sims fez é realmente focar em cumprir as motivações e inspirações, escapar, criar, auto-aperfeiçoar e não necessariamente focar tanto quanto a interação social e a competição.

Mas algumas coisas são verdadeiras ao longo dos anos. Uma é que a comunidade do The Sims continua crescendo e, com o amplo número de plataformas sociais, continua a se conectar e compartilhar o que faz – dentro e fora do jogo E vimos esse manifesto no The Sims Online, que foi uma experiência mais social para nós. E também estamos vendo que a natureza competitiva do The Sims também está aumentando e vemos as pessoas comparar e contrastar. Não se trata de uma competição no sentido original do esporte, mas como eles criam e o que criam, e como usam sua imaginação e o que são capazes de construir dentro desses universo do The Sims.”

Para detalhes completos sobre a vaga de emprego, veja nossa publicação clicando aqui.

Metade de Março de 2021 – The Sims 5 Poderá Ter Um Modo História

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Na metade de março de 2021, surgiu uma nova vaga de emprego para o The Sims 5 que procurava por um “Designer Sênior de Narrativas”. Esta vaga sugere que o jogo poderia contar com uma espécie de modo história e elementos de narrativa.

Embora não esteja totalmente claro sobre como uma experiência de narrativa seria no The Sims 5, jogabilidade que envolva uma história no The Sims não é algo inédito na franquia e já foi testado anteriormente na linha “The Sims Histórias”, que compõe os jogos: The Sims Histórias da Vida, Histórias de Bichos e Histórias de Náufragos.

O responsável pela criação de um mecanismo de narrativa deverá criar experiências que surpreendam, encantem e convidem milhares de jogadores para jogarem com a vida.



Abril de 2021: Desenvolvimento do The Sims 5 é Confirmado por Diretora de Estúdios da EA, Que Também Comenta sobre Recursos Online no Jogo

The Sims 5: Tudo O Que Sabemos Sobre O Jogo Até Agora

Em abril de 2021, o site VentureBeat teve a oportunidade de entrevistar Laura Miele, que é a Diretora de Estúdios da EA. Durante a entrevista, ela foi questionada sobre o que podemos esperar em termos de jogabilidade e recursos online e sociais na franquia The Sims, foi então que ela basicamente confirmou que o The Sims 5 está em desenvolvimento, e que a Maxis está trabalhando duro no jogo.

De acordo com Laura, há muito o que ser explorado na franquia The Sims, e muitas formas de se construir ferramentas para as pessoas jogarem com a vida e jogarem com a vida JUNTAS. Ela diz que quando o The Sims Online foi lançado, em 2002, o jogo certamente estava a frente de seu tempo, e enquanto eles pensam na próxima geração do The Sims, é importante que tenham as melhores ferramentas e flexibilidade para que os jogadores possam expandir sua criatividade e misturem itens e objetos do mundo. Ao fazerem isso jogando JUNTOS, seria uma grande oportunidade para o The Sims em um componente de conexão social, o que é PRECISO trazer para a franquia.

Para finalizar, Laura é enfática e diz: A equipe (da Maxis) está trabalhando arduamente na próxima geração dessa experiência.

Para detalhes sobre a matéria com Laura Miele, veja nossa publicação clicando aqui.


E essas foram todas as principais informações que temos a respeito do The Sims 5 até agora. Já sabemos que o jogo possivelmente terá um modo multiplayer online, um modo competitivo, um modo história e que terá gráficos realistas.

O jogo vem sendo planejado desde setembro de 2018, e seu desenvolvimento real começou em 2019. Ainda não há uma previsão de quando o jogo deverá ser anunciado, mas ao que tudo indica, é muito provável que seu anúncio aconteça apenas em 2023 (pelo andar da carruagem).

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